SÃO PAULO, 17 de outubro de 2019
Rua Martinico Prado, 167 - Cj. 24
Higienópolis - São Paulo / SP
SEG / SEX, 08h30 - 19h00
JGG na mídia
Beneficiários de planos de saúde empresariais passam a ter direito de mudar de operadora

Beneficiários de planos de saúde coletivos empresariais passam a ter direito de fazer uso da portabilidade para mudar de plano ou operadora. A medida faz parte de uma série de regras aprovadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar que vão valer a partir de junho do ano que vem. Atualmente, a possibilidade de troca, sem cumprimento de carência, era garantida apenas a quem tinha contratos individuais e familiares ou coletivos por adesão.

Com a nova regra, também deixa de existir a chamada “janela”, que é o prazo para exercer a troca, explica Bruno Ipiranga, coordenador de portabilidade da ANS:

Também não será mais exigida compatibilidade de cobertura entre o plano de origem e o plano de destino. Isso significa que o beneficiário que possui um plano ambulatorial poderá fazer portabilidade para um plano ambulatorial e hospitalar. A exigência que se mantém é a de compatibilidade de preços da mensalidade:

A medida da ANS atinge também beneficiários demitidos que precisariam cumprir novos períodos de carência ao mudar de plano de saúde. Hoje, quando um empregado deixa a empresa ou se aposenta, há normas que legislam sobre a permanência no plano mediante a contribuição. A portabilidade permite escolher outro produto sem prazos extras de carência, explica o coordenador da ANS, Bruno Ipiranga:

Os prazos de permanência para a realização da portabilidade continuam os mesmos. São exigidos mínimo de dois anos no plano de origem para solicitar a primeira portabilidade e mínimo de um ano para novas portabilidades. A nova medida não impacta, no entanto, o contrato de empresas com operadoras, esclarece o advogado especialista em direito do consumidor Alexandre Jubran:

O setor empresarial representa quase 70 por cento do mercado de planos de saúde no Brasil.

Fonte: Band News FM – http://www.bandnewsfm.com.br/2018/12/05/beneficiarios-de-planos-de-saude-empresariais-passam-a-ter-direito-de-mudar-de-operadora/

Veja também
JGG NA MíDIA RELACIONADOS
JGG na mídia
Justiça garante mesma rede credenciada e preço a cliente da Unimed Paulistana
Ler matéria
Compartilhar com
JGG na mídia
Dr. Alexandre Jubran esclarece dúvidas sobre problemas enfrentados pelos beneficiários de planos de saúde
Ler matéria
Compartilhar com
JGG na mídia
Planos de saúde e os direitos das gestantes e dos recém-nascidos
Ler matéria
Compartilhar com
JGG na mídia
Problemas com plano de saúde para obter tratamento domiciliar (home care)
Ler matéria
Compartilhar com