SÃO PAULO, 20 de fevereiro de 2018
Av. Francisco Matarazzo, 1752
cj. 1908 - Perdizes - São Paulo/ SP
SEG / SEX, 08h30 - 19h00
Notícias
Plano de saúde é condenado a custear tratamento e pagar danos morais a paciente com câncer

 | Reprodução/Pixabay

A Justiça determinou que uma operadora de planos de saúde custeie o tratamento de radioterapia de uma cliente com câncer, que havia sido negado previamente, e pague indenização por danos morais à mulher. A decisão foi do juiz José Wilson Gonçalves, da 5ª Vara Cível da Comarca de Santos (SP).

Ao descobrir um tumor na coluna cervical, médicos recomendaram à paciente um tratamento imediato via radioterapia 3D, que seria o método mais eficaz para esse tipo de câncer. A operadora, porém, negou o requerimento, disponibilizando apenas a radioterapia 2D. A justificativa da empresa foi que o tratamento recomendado não estaria previsto no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Ao julgar a ação, Gonçalves acompanhou a jurisprudência majoritária nacional e considerou a negativa abusiva, uma vez que excluiu da cobertura do plano de saúde um procedimento necessário para assegurar o tratamento de doenças abarcadas pelo sistema. Ainda, o magistrado afirmou que o rol da ANS não é restritivo para esse efeito de cobertura.

Para condenar a empresa ao pagamento de indenização à paciente, Gonçalves lançou mão de entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que considera que a injusta recusa de plano de saúde a cobrir um tratamento configura dano moral.

Fonte: Gazeta do Povo – http://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/justica-e-direito/jurisprudencia/plano-de-saude-e-condenado-a-custear-tratamento-e-pagar-danos-morais-a-paciente-com-cancer-csm5bpvekymd5encprzqnp3j8

Veja também
NOTíCIAS RELACIONADAS
Notícias
Vítima de erro médico e intimidação receberá indenização de R$ 150 mil
Ler matéria
Compartilhar com
Notícias
Plano de saúde que exclui home care tem cláusula anulada
Ler matéria
Compartilhar com
Notícias
Consumidores estão menos insatisfeitos com planos de saúde, aponta estudo – Mas 72% dos entrevistados admitem que mudariam de operadora
Ler matéria
Compartilhar com
Notícias
Tribunal mantém condenação de seguradora de saúde a custear tratamento de fertilização
Ler matéria
Compartilhar com