SÃO PAULO, 17 de janeiro de 2018
Av. Francisco Matarazzo, 1752
cj. 1908 - Perdizes - São Paulo/ SP
SEG / SEX, 08h30 - 19h00
JGG na mídia
Planos de saúde são obrigados a custear exame para o Zika vírus?

Operadoras de planos de saúde são obrigadas a reembolsar usuários pelo exame para detecção do zika vírus, segundo especialista

A presença do Zika Vírus no organismo humano é detectada por meio de um exame específico, o PCR, e muitos planos de saúde têm se recusado a cobrir o custo do procedimento.

O advogado especialista em Direito da Saúde, Alexandre Jubran,  explica que o exame não está previsto conforme o rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde (ANS). No entanto, o entendimento do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios é que mesmo que os procedimento não esteja incluídos, havendo cobertura para a doença, têm que ser feitos todos os exames, tratamento, tudo que seja disponível para o cuidado do beneficiário do plano.

O rol da ANS inclui os exames de dengue, Chikungunya, então no entedimento do advogado, não há motivos para que o exame para dignóstico do Zica não seja incluído.

O especialista orienta que o consumidor que precise do exame solicite a autorização ao plano de saúde, em caso de negativa, faça o exame particular e em seguida peça o reembolso. A ação pode ser feita por meio do Juizado Especial. O Procon também pode intervir, mas não pode obrigar nenhuma operadora a realizar o exame.

Fonte: Rádio Nacional de Brasília – http://radios.ebc.com.br/revista-brasilia/edicao/2016-02/presenca-do-zica-virus-exige-exame-especifico-nao-coberto-por-planos

Veja também
JGG NA MíDIA RELACIONADOS
JGG na mídia
Erro médico provoca sequelas e disparada de processos na Justiça
Ler matéria
Compartilhar com
JGG na mídia
Clientes reclamam dos serviços de plano de saúde Cime em Jacareí
Ler matéria
Compartilhar com
JGG na mídia
Beneficiários órfãos: ANS decide fechar Unimed Guarujá
Ler matéria
Compartilhar com
JGG na mídia
Melatonina no Brasil só com prescrição médica
Ler matéria
Compartilhar com