SÃO PAULO, 19 de julho de 2018
Av. Francisco Matarazzo, 1752
cj. 1908 - Perdizes - São Paulo/ SP
SEG / SEX, 08h30 - 19h00
JGG na mídia
Taxa de disponibilidade é valor indevido

viver-bem-gazeta-do-povo-taxa-disponibilidade-600x400

A conhecida taxa de disponibilidade, cobrada pelos médicos para estarem presentes na hora do nascimento, é indevida. Seja qual for o tipo de parto ou o argumento dos obstetras, as gestantes que têm plano de saúde com cobertura obstétrica não precisam pagar nada além para ter o médico de confiança à disposição nesse momento, e devem denunciá-lo à operadora do plano. No entanto, alguns detalhes podem tornar a cobrança válida, e as gestantes precisam ficar atentas.

Embora o plano hospitalar com obstetrícia cubra todos os exames e procedimentos do pré-natal à assistência ao parto e mesmo puerpério, inclusive os honorários médicos, a gestante deve confirmar qual é a abrangência do plano de saúde. Se for um plano estadual, e ela desejar ter o filho em outro estado, o médico que a atender pode cobrar uma taxa extra pelo procedimento.

Da mesma forma se a grávida preferir buscar um médico obstetra que não seja credenciado ao seu plano. A cobrança dos honorários pode ser feita separada, de forma particular. Do contrário, qualquer outra cobrança é ilegal. “É importante que as mães saibam que têm caminhos para combater a abusividade. No momento em que o médico propuser a taxa, entre em contato com a operadora e, não resolvendo, procure a ANS e o Poder Judiciário”, explica Alexandre Jubran, advogado especializado em direito da saúde.

Fonte: Gazeta do Povo – http://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/maternidade/taxa-de-disponibilidade-e-valor-indevido/

Veja também
JGG NA MíDIA RELACIONADOS
JGG na mídia
Planos de saúde são obrigados a custear exame para o Zika vírus?
Ler matéria
Compartilhar com
JGG na mídia
Justiça garante mesma rede credenciada e preço a cliente da Unimed Paulistana
Ler matéria
Compartilhar com
JGG na mídia
Planos de saúde e os direitos das gestantes e dos recém-nascidos
Ler matéria
Compartilhar com
JGG na mídia
Reclamações contra planos de saúde aumentam em 2015
Ler matéria
Compartilhar com