SÃO PAULO, 25 de abril de 2018
Av. Francisco Matarazzo, 1752
cj. 1908 - Perdizes - São Paulo/ SP
SEG / SEX, 08h30 - 19h00
Notícias
Trocar plano de saúde do mesmo grupo não gera novo prazo de carência

A migração do plano de saúde dentro do mesmo grupo econômico consiste em renovação de contrato, o que só inicia novo período de carência quando o cliente passa a ter direito a novas coberturas. Assim entendeu a 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso ao determinar um convênio médico de Cuiabá atenda uma mulher impedida de fazer exames e consultas obstetrícias depois de mudar para um plano semelhante na mesma cooperativa.

Consumidora há 12 anos, a autora disse que recebeu novo cartão restringindo uma série de procedimentos aos quais tinha direito antes, como quimioterapia e internações cirúrgicas. Esses limites foram derrubados depois de reclamação administrativa, porém o atendimento obstétrico continuou proibido, justamente quando ela estava grávida.

A Unimed Cuibá dizia que não poderia responder ao processo, pois a mulher fechou novo contrato com a Federação das Unimeds do estado. Já o desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, relator do caso, afirmou que a paciente tem direito à portabilidade e tem cobertura de plano compatível ao anterior, semelhante até no preço.

“O fato de o Sistema Nacional Unimed ter se segmentado em várias cooperativas de trabalho médico distintas e com atuação regional (…) não pode pesar sobre o consumidor”, afirmou. Segundo ele, as cooperativas de trabalho médico “integram o mesmo grupo econômico”, e seus serviços “são divulgados na mídia como se pertencessem a um único grupo, sem diferenciação de comarca ou estado”.

Além de determinar o retorno das coberturas, Santos Filho ampliou em 20% os honorários advocatícios devidos pela cooperativa e condenou a cooperativa a pagar todos os custos do parto da associada. O entendimento foi seguido por unanimidade.

Fonte: Conjur – https://www.conjur.com.br/2017-nov-25/trocar-plano-saude-mesmo-grupo-nao-gera-prazo-carencia

Veja também
NOTíCIAS RELACIONADAS
Notícias
Portabilidade para beneficiários da Viva Saúde
Ler matéria
Compartilhar com
Notícias
Planos de saúde são mais frequentes no Sudeste
Ler matéria
Compartilhar com
Notícias
ANS propõe mudar regras de portabilidade em planos de saúde; entenda
Ler matéria
Compartilhar com
Notícias
ANS prorroga prazo para clientes da Unimed Paulistana
Ler matéria
Compartilhar com