SÃO PAULO, 17 de julho de 2018
Av. Francisco Matarazzo, 1752
cj. 1908 - Perdizes - São Paulo/ SP
SEG / SEX, 08h30 - 19h00
Notícias
Trocar plano de saúde do mesmo grupo não gera novo prazo de carência

A migração do plano de saúde dentro do mesmo grupo econômico consiste em renovação de contrato, o que só inicia novo período de carência quando o cliente passa a ter direito a novas coberturas. Assim entendeu a 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso ao determinar um convênio médico de Cuiabá atenda uma mulher impedida de fazer exames e consultas obstetrícias depois de mudar para um plano semelhante na mesma cooperativa.

Consumidora há 12 anos, a autora disse que recebeu novo cartão restringindo uma série de procedimentos aos quais tinha direito antes, como quimioterapia e internações cirúrgicas. Esses limites foram derrubados depois de reclamação administrativa, porém o atendimento obstétrico continuou proibido, justamente quando ela estava grávida.

A Unimed Cuibá dizia que não poderia responder ao processo, pois a mulher fechou novo contrato com a Federação das Unimeds do estado. Já o desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, relator do caso, afirmou que a paciente tem direito à portabilidade e tem cobertura de plano compatível ao anterior, semelhante até no preço.

“O fato de o Sistema Nacional Unimed ter se segmentado em várias cooperativas de trabalho médico distintas e com atuação regional (…) não pode pesar sobre o consumidor”, afirmou. Segundo ele, as cooperativas de trabalho médico “integram o mesmo grupo econômico”, e seus serviços “são divulgados na mídia como se pertencessem a um único grupo, sem diferenciação de comarca ou estado”.

Além de determinar o retorno das coberturas, Santos Filho ampliou em 20% os honorários advocatícios devidos pela cooperativa e condenou a cooperativa a pagar todos os custos do parto da associada. O entendimento foi seguido por unanimidade.

Fonte: Conjur – https://www.conjur.com.br/2017-nov-25/trocar-plano-saude-mesmo-grupo-nao-gera-prazo-carencia

Veja também
NOTíCIAS RELACIONADAS
Notícias
Como a política influencia a regulação de planos de saúde no Brasil
Ler matéria
Compartilhar com
Notícias
MPE abre inquérito para apurar suposto desvio da Unimed Fesp
Ler matéria
Compartilhar com
Notícias
Plano de saúde é impedido de aumentar mensalidade em razão da idade da beneficiária
Ler matéria
Compartilhar com
Notícias
Alckmin solicitará liberação de uso da fosfoetanolamina
Ler matéria
Compartilhar com