SÃO PAULO, 17 de agosto de 2022
Rua Martinico Prado, 167 - Cj. 24
Higienópolis - São Paulo / SP
SEG / SEX, 08h30 - 19h00
Notícias
ANS decide fechar Unimed Guarujá e deixa beneficiários preocupados

O plano de saúde da empresa Unimed em Guarujá, no litoral de São Paulo, encerrará suas atividades no município no dia 9 de fevereiro. A decisão de que a Unimed Guarujá não pode mais ser um plano de saúde veio da Agência Nacional de Saúde (ANS), por causa dos problemas financeiros da operadora.

A cooperativa está colocando uma equipe para atender os 16 mil clientes que terão que mudar de plano. O problema é que é preciso encontrar um plano de saúde com valores parecidos e que os médicos que atendiam a Unimed Guarujá também estejam no novo plano.

A ANS determinou que os clientes da Unimed Guarujá tem até o dia 9 de fevereiro para mudar de plano e determinou algumas regras de carências. A professora Maria do Rosário Bortolotto acha que a ANS deu pouco tempo para os beneficiários procurarem outro plano.

“No caso do meu irmão, que é um beneficiário individual que tem um atendimento de homecare e outras cooperativas, não querem aceitar. Precisa de uma nova avaliação. Esse tempo demanda dias. Como que fica?”, disse ela.

O presidente da Unimed disse que a operadora está ajudando os clientes na portabilidade. “Ela (Unimed) vai passar todos os seus beneficiários para outras operadoras. A partir do momento que a gente zerar o SIB, que é o Sistema Informatizado de Beneficiários, depois que a gente pagar nossos fornecedores e prestadores, a ANS vai mandar uma carta dando a baixa da operadora, ou seja, não poderemos mais operar planos de saúde”, falou Geronimo Ferreira Vilhanueva, presidente da Unimed Guarujá.

Cerca de 25% dos beneficiários da Unimed Guarujá são servidores públicos. Eles se reuniram na tarde desta terça-feira em frente a operadora. “Já que a Unimed Santos vai vir para o Guarujá como operadora, nós queríamos dar continuidade com a Unimed”, disse a professora Eunice Cristina Cruz.

Veja também
NOTíCIAS RELACIONADAS
Notícias
Cirurgião plástico deve garantir êxito do procedimento estético
Ler matéria
Compartilhar com
Notícias
ANS lança boletim em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor
Ler matéria
Compartilhar com
Notícias
Novas regras da ANS obrigam planos de saúde a qualificar atendimento
Ler matéria
Compartilhar com
Notícias
Plano de saúde que exclui home care tem cláusula anulada
Ler matéria
Compartilhar com