SÃO PAULO, 12 de agosto de 2022
Rua Martinico Prado, 167 - Cj. 24
Higienópolis - São Paulo / SP
SEG / SEX, 08h30 - 19h00
Notícias
Plano de saúde é condenado a custear tratamento e pagar danos morais a paciente com câncer

 | Reprodução/Pixabay

A Justiça determinou que uma operadora de planos de saúde custeie o tratamento de radioterapia de uma cliente com câncer, que havia sido negado previamente, e pague indenização por danos morais à mulher. A decisão foi do juiz José Wilson Gonçalves, da 5ª Vara Cível da Comarca de Santos (SP).

Ao descobrir um tumor na coluna cervical, médicos recomendaram à paciente um tratamento imediato via radioterapia 3D, que seria o método mais eficaz para esse tipo de câncer. A operadora, porém, negou o requerimento, disponibilizando apenas a radioterapia 2D. A justificativa da empresa foi que o tratamento recomendado não estaria previsto no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Ao julgar a ação, Gonçalves acompanhou a jurisprudência majoritária nacional e considerou a negativa abusiva, uma vez que excluiu da cobertura do plano de saúde um procedimento necessário para assegurar o tratamento de doenças abarcadas pelo sistema. Ainda, o magistrado afirmou que o rol da ANS não é restritivo para esse efeito de cobertura.

Para condenar a empresa ao pagamento de indenização à paciente, Gonçalves lançou mão de entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que considera que a injusta recusa de plano de saúde a cobrir um tratamento configura dano moral.

Fonte: Gazeta do Povo – http://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/justica-e-direito/jurisprudencia/plano-de-saude-e-condenado-a-custear-tratamento-e-pagar-danos-morais-a-paciente-com-cancer-csm5bpvekymd5encprzqnp3j8

Veja também
NOTíCIAS RELACIONADAS
Notícias
A promessa de “causa ganha” na advocacia
Ler matéria
Compartilhar com
Notícias
ANS lança cartilha com orientações para aposentados e demitidos
Ler matéria
Compartilhar com
Notícias
Novas coberturas para planos de saúde entram em vigor em 2/1/2016
Ler matéria
Compartilhar com
Notícias
Vítima de erro médico e intimidação receberá indenização de R$ 150 mil
Ler matéria
Compartilhar com