SÃO PAULO, 17 de agosto de 2022
Rua Martinico Prado, 167 - Cj. 24
Higienópolis - São Paulo / SP
SEG / SEX, 08h30 - 19h00
Notícias
Portabilidade para beneficiários da Viva Saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decretou hoje (27/01) a portabilidade extraordinária de carências para os beneficiários da Viva Planos de Saúde. A medida foi tomada em função de anormalidades assistenciais graves detectadas pela ANS na operadora, que vem sendo monitorada pelo órgão regulador. Os consumidores têm 60 dias para optar por um novo plano, sem cumprir carência ou cobertura parcial temporária. A Viva Saúde possui quase 8 mil beneficiários em planos de assistência médica e odontológica; cerca de 6,8 mil estão em Pernambuco e 1,1 mil na Bahia.

Para fazer a portabilidade, o beneficiário deve se dirigir à operadora escolhida, que deverá aceitá-lo imediatamente se estiver com a documentação necessária: identidade, CPF, comprovante de residência e pelo menos quatro boletos pagos na operadora de origem, referentes ao período dos últimos seis meses. A portabilidade pode ser exercida por todos os clientes da Viva, independentemente do tipo de contratação e da data de assinatura dos contratos. Quem estiver cumprindo carência ou cobertura parcial temporária na operadora pode exercer a portabilidade sujeitando-se aos respectivos períodos remanescentes.

No ano passado, a Agência decretou a alienação compulsória de carteira da Viva Planos de Saúde em função de anormalidades assistenciais graves verificadas, mas a medida foi suspensa por uma liminar da segunda vara federal da seção judiciária do Recife. A portabilidade extraordinária determinada nesta quarta-feira constitui medida regulatória de natureza diversa da alienação de carteira, e considera o relevante interesse público e o risco de dano irreversível à saúde dos consumidores. A ANS irá comunicar a justiça sobre a medida, explicando que a mesma objetiva garantir o direito dos consumidores de buscar outra operadora em condições favoráveis.

Fonte: ANS – http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/consumidor/3175-portabilidade-para-beneficiarios-da-viva-saude

Veja também
NOTíCIAS RELACIONADAS
JGG na mídia - Notícias
Planos de saúde não podem mais limitar sessões de psicoterapia; entenda
Ler matéria
Compartilhar com
Notícias
ANS dará novo prazo à Unimed Paulistana
Ler matéria
Compartilhar com
Notícias
Setor de planos de saúde é responsável por um terço do total de atendimentos do Idec em 2015 – o maior índice de reclamações concentrado em um único setor da história do Idec
Ler matéria
Compartilhar com
Notícias
ANS propõe mudar regras de portabilidade em planos de saúde; entenda
Ler matéria
Compartilhar com