SÃO PAULO, 23 de maio de 2019
Av. Francisco Matarazzo, 1752
cj. 1908 - Perdizes - São Paulo/ SP
SEG / SEX, 08h30 - 19h00
JGG na mídia
Melatonina no Brasil só com prescrição médica

(Foto: VisualHunt)

A melatonina recebeu a liberação para a compra e venda no Brasil na última semana e a comercialização do produto pode começar assim que o hormônio chegar às farmácias de manipulação.

Os moldes da decisão implicam, de acordo com Alexandre Chinzon Jubran, advogado especialista em saúde da Jubran, Galluzzi e Gonçalves Advogados, em São Paulo, que a melatonina apenas poderá ser usada como insumo. Será, portanto, matéria-prima para a manipulação de medicamentos, cremes ou produtos pelas farmácias de manipulação.

Nas farmácias comuns, a venda não está liberada. Da mesma forma, a melatonina que será vendida não é a mesma encontrada no exterior. Esta é chamada de ‘melatonina industrializada‘ e a venda não está permitida no Brasil por falta de registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e não porque a substância seja proibida no país. A melatonina industrializada pode ser trazida do exterior nas bagagens de mão ou mesmo importada via internet, desde que com receituário médico.

A mesma decisão deixa claro que a melatonina só poderá ser comprada com prescrição médica e a liberação ainda pode cair. “A decisão que deferiu a importação e a comercialização do insumo é em sede de tutela antecipada (liminar). Desta decisão cabe recurso ao Tribunal Regional Federal (TRF). A eficácia da decisão se inicia na data de sua publicação. Ou seja, a empresa já pode começar a importação e a distribuição para as farmácias de manipulação”, explica Jubran.

Fonte: Gazeta do Povo – http://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/saude-e-bem-estar/saude/melatonina-no-brasil-so-com-prescricao-medica/

Veja também
JGG NA MíDIA RELACIONADOS
JGG na mídia
Nem Justiça garante a pacientes com câncer tratamento na rede pública
Ler matéria
Compartilhar com
JGG na mídia - Notícias
Resolução da ANS garante a portabilidade de carência em plano
Ler matéria
Compartilhar com
JGG na mídia
Dificuldade para conseguir medicamentos de alto custo pelo SUS ou planos de saúde
Ler matéria
Compartilhar com
JGG na mídia
Justiça mantém rede credenciada de cliente da Unimed Paulistana sem reajuste
Ler matéria
Compartilhar com